11 de junho de 2016

Oh cabelo, cabelo meu...Que tipo de cabelo tenho eu?

Olá minha gente bonita e simpática! Tudo na paz? Espero que sim. Tipo de cabelo é um assunto pertinente e que ronda o universo dos cabelos. Cacheadas, crespas, recém saídas da transição, em transição, carecas, cabeludas, todas querem saber: QUAL É O TIPO DO MEU CABELO?
Sem enrolação, vamos direto ao assunto!

Os fios de cabelos são classificados de acordo com a sua curvatura, sendo separado em números e letras que vão do 1 ao 4 e do A ao C. As divisões principais são: lisos, cacheados e crespos. ( Menina que confusão é essa? Não estou entendendo nada!)



Tipo 1: Liso
* A imagem acima não contém as subdivisões do cabelo tipo 1 mais nós vamos falar sobre elas. (aqui é tudo bem explicado minha gente)

A - O fio completamente liso, sem nenhum sinal de ondulação.
B- Apenas algumas partes dos fios apresentam uma ondulação maior que pode aparecer ou não dependendo do corte
C- A raiz é lisa, do comprimento em diante as ondulações começam a aparecer ainda de forma leve.
* A tendência desse tipo de fio é a oleosidade, é necessário ter muita atenção nos produtos utilizados.



Tipo 2:  Ondulado
A - Os fios começam a dar sinais de leves ondulações
B- A ondulações são mais marcadas porém não chegam a formar cachos
C- O fio já começa a formar leves cachos porém ainda não são tão marcados
* Tendem a perder a forma facilmente, por isso é importante o uso de cremes e leave-ins apropriados para esse tipo de cabelo




Tipo 3: Cacheado
A- Cachos abertos e geralmente costumam perder a forma facilmente
B- Cachos em forma de "mola" não chegam a ser muito abertos e são bem definidos
C- Nesse tipo os cachos já são definidos e mais estreitos
* O frizz costuma ser presente nessa classe de fio, técnicas como o uso de óleos ajudam muito a diminuir esse efeito.



Tipo 4: Crespo
A-  A forma dos cachos é bem parecida com o tipo 3C porém um pouco mais fechados, o volume não chega a ser tão aparente.
B- Os cachos são quase que em forma de espiral e bem fechados, o volume vem desde a raiz e o fator encolhimento é notório
C- Os cachos formados são extremamente pequenos, passando muitas vezes desapercebidos. São em formato de "Z". O volume se estende desde a raiz até as pontas. 
* O cabelo crespo tende a ser mais seco devido o formato do fio, hidratação é a chave para manter o cabelo saudável. O uso de óleos também um grande aliado.



Estou em transição... como saber qual o meu tipo de cabelo?

Já falamos aqui sobre Transição Capilar, esse é um período onde surgem muitas dúvidas, e a principal é sobre qual o tipo de cabelo que se tem. No inicio fica um pouco difícil de identificá-lo com certeza pois o fio vai mudando conforme se tem a rotina de cuidados e com o crescimento. Preste muita atenção em como é o seu fio desde a raiz e compare com as opções, fica bem mais fácil até para você criar sue cronograma de cuidados.


IMPORTANTE: 
-Durante e mesmo após a transição capilar o cabelo costuma mudar. 
- Podemos ter vários tipos de cabelo! Por exemplo: a parte da frente é 4A, o meio da cabeça é tipo 4b e a parte da nuca é 3C... isso é totalmente normal, não precisa se desesperar.

Independente do tipo de cabelo o mais importante é amar o seu cabelo do modo como ele é!
O que faz o seu cabelo bonito são as caraterísticas particulares dele. Ame seu cabelo. 

Está com alguma dúvida?  Deixe seu comentário logo abaixo ;)

8 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o meu cabelo é 1B liso com alguns fios ondulados tem dias que fica lindo outro pedindo chuva OMG. Estou te seguindo, lindo seu blog. http://deniservdede.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei saber mais sobre meu cabelo o meu e tipo 3b e 5 tô em transição capilar

    Gordinhaestilosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos um post sobre transição capilar aqui Day... Muita força para você nesse período :)

      Excluir